Dicas de atividades e brinquedos para criança de 03 anos! - Rafael Neiva Odontologia

Dicas de atividades e brinquedos para criança de 03 anos!

Aos 3 anos de idade a criança vive uma fase cheia de descobertas quando é estimulada a vivenciar o brincar livre. É através do brincar de faz de conta que a criança imagina, constrói e descontrói. Atividades como dançar, pintar, desenhar, rir de piadas bobas e a falar, principalmente os “por quês?” fazem parte dessa fase.

Ir à praia
Momento de muita diversão, sensação de liberdade e também de extravasar energia para os pequenos ao ar livre. Também oferece oportunidade de criar várias brincadeiras para sem vivenciadas na areia e no mar, como:

– Construir castelos de areia;
– Construir piscina;
– Pular as ondas ;
– Chutar as ondas na beira do mar para molhar o amiguinho;
– Soltar pipa;
– Juntar conchas;
– Andar sobre a areia;
– Segurar a areia com as mãos;
– Brincar de se enterrar na areia (sob supervisão de um adulto);
– Futebol é uma boa pedida, aumenta o laço entre pais e filhos;
– Brinquedos para praia (pá, balde, formas de plástico com diferentes formatos).

Parques infantis
Parques infantis estimulam o desenvolvimento da criança, oferecendo um estilo de vida mais ativo, o estímulo de habilidades psicomotoras e sociais que serão utilizadas ao longo da vida. Também são desenvolvidas atividades psicomotoras, treino de agilidade, força e coordenação em brinquedos como:

– Gira-gira;
– Balanços;
– Escorregas;
– Túnel;
– Torre de escalada;
– Cavalinho de mola.

Ferramentas de brinquedo
Estimulam a criança no desenvolvimento da motricidade fina, no planejamento e incentivam a imaginação. Para tornar a brincadeira mais divertida ensine a criança a nomear as ferramentas (porcas, parafusos, martelo, serrote, entre outras), explicando a função de cada uma e motive a brincar de construir coisas.

Proporcione momentos que incentivem a criatividade e permitam a liberdade dentro do seu próprio mundo.

Que comece a obra!

Bicicleta
A primeira bicicleta é um marco na vida da criança. A escolha de uma bicicleta deve seguir alguns cuidados importantes:
Não compre uma bicicleta de um tamanho maior pensando que a criança vai crescer. Bicicleta grande gera insegurança, além de causar acidentes.
Estimule seu filho e proteja-o com o uso de capacete, joelheiras e cotoveleiras.

No começo utilize bicicletas sem marchas. A bicicleta deve ser simples, pois se tornará mais funcional.

Quebra-cabeças
Inicie com um jogo de 6 peças. Você pode fazer em casa utilizando a imagem de animais, letras, personagens, fotos ou temas que despertem interesse e motivação na criança. Comece montando pelos cantos e posteriormente o centro. Aumente o número de peças gradativamente.

Esta atividade é uma ótima forma de estimular o planejamento, a organização, noções de espaço e formas geométricas.

Instrumentos musicais
A música favorece o desenvolvimento físico e psicológico, além de estimular a expressão corporal, os ritmos, os movimentos e noções de coordenação motora. Uma ótima forma de estimular é através de brincadeiras ou até mesmo aulas de música.

Lego
Um ótimo brinquedo para estimular a criatividade, o encaixe de diferentes formatos de peças e o planejamento lógico na montagem dos objetos. Sente com seu filho e construa o que a imaginação permitir.

Comidinhas de brinquedo com velcro
As comidinhas de brinquedos com velcro estimulam a criança a incluir no cardápio frutas, legumes e vegetais. Além de estimular o convívio social, a partilhar os alimentos e a imaginação durante a brincadeira. O inicio pode ocorrer através da brincadeira, mas logo a criança vai reproduzi-la no seu dia-a-dia.

Hora de pintar
Você pode usar giz de cera tipo jumbo, pincel e tinta para desenhar, colorir e pintar sobre papel, cartolina, tela e esculturas de gesso.

 

Para maiores informações é muito importante buscar a orientação profissional.

 

Nosso endereço:

Rua Felino Barroso, nº 627, bairro de Fátima.

Nossos contatos:

(85) 3032-0884 / (85) 98822-1521

Newsletter - Espaço Estimulos

Receba nossas Novidades

* Não enviaremos Spam