Durante uma crise convulsiva, deve-se segurar os braços e a língua da pessoa – MITO Durante uma crise o ideal é colocar o paciente deitado de lado para facilitar a saída de possíveis secreções. A cabeça deverá ser apoiada sobre uma superfície confortável. É importante NÃO introduzir qualquer objeto na boca, não tentar interromper os movimentos dos membros e não oferecer nada para a pessoa ingerir.
A epilepsia pode acometer todas as idades – VERDADE A epilepsia acomete desde o período neonatal até o idoso, e pode ter início em qualquer período da vida.
Epilepsia é uma doença mental – MITO A epilepsia é uma doença neurológica, não mental. Existem medicamentos capazes de controlar totalmente a incidência das crises – VERDADE Cerca de 70% dos casos de epilepsia são de fácil controle após o uso do medicamento adequado. Os 30% restantes são classificados como epilepsias refratárias de difícil controle.
Toda convulsão é epilepsia – MITO A crise convulsiva é uma crise epiléptica na qual existe abalo motor. Para considerar que uma pessoa tem epilepsia ela deverá ter repetição de suas crises epilépticas, portanto a pessoa poderá ter uma crise epiléptica (convulsiva ou não) e não ter o diagnóstico de epilepsia.
O paciente com epilepsia pode ter uma vida normal – VERDADE Pacientes com epilepsia, desde que controlados, podem e devem ser inseridos completamente na sociedade, ou seja, devem trabalhar, estudar, praticar esportes, se divertir.
Fonte: Liga Brasileira de Epilepsia-LBE.
Obrigado pela atenção,
Um Abraço a todos,
Dra. Sarah Pinheiro – Neuropediatra CRM 14492 / RQE 8169
Neuropediatra do Espaço Estímulos
Formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Universitário Walter Cantídio – UFC;
Residência Médica em Neuropediatria pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz – FCM/UPE;
Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil;
Neuropediatra do NAMI-Núcleo de Atenção Médica Integrada/UNIFOR, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital SOPAI e APAE/Fortaleza.
Para maiores informações é muito importante buscar a orientação profissional.
Nosso endereço:
Rua Felino Barroso, nº 627, bairro de Fátima.
Nossos contatos:
(85) 3032-0884 / (85) 98822-1521