O desenvolvimento neurocomportamental do recém-nascido prematuro é afetado por muitos fatores de risco. Após o nascimento os prematuros são expostos a fatores estressantes (exposição ao barulho, luz, cheiro forte e experiências dolorosas), que podem afetar negativamente o desenvolvimento precoce do cérebro e resultados neurocomportamentais subsequentes.
Os bebês prematuros apresentam os seguintes problemas: controle irregular de temperatura corpórea, deficiência na deglutição, hiperbilirrubinemia, síndrome do desconforto respiratório, infecções neonatais, necessidade de ventilação mecânica por longo período, hipotonia global, imaturidade do padrão flexor (que irá interferir posteriormente em mudanças de posturas), orientação na linha média diminuída e déficits de coordenação motora.
O cenário e os procedimentos realizados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) favorece no recém-nascido prematuro uma alta incidência de morbiletalidade neonatal comprometendo a sua qualidade de vida. Os estudos mostram que mesmo apesar dos avanços médicos e científicos, não ocorreu redução na incidência de morbidades nessa população .
Após o parto prematuro faz-se necessário o acompanhamento precoce do pré-temo por uma equipe interdisciplinar, que será realizado por meio de avaliações, orientações e intervenções. Essa atuação tem como objetivo prevenir e/ou minimizar sequelas futuras que, se não tratadas precocemente podem evoluir para um quadro irreversível, repercutindo no seu desenvolvimento global.
Os principais limites enfrentados pelos recém-nascidos pré-termos são decorrentes da imaturidade que levam a ausência de controle fisiológico, problemas de regulamento motor, dificuldades em obter informações no processamento sensorial, atenção ou problemas afetivos e dificuldade na competência de comportamento na autorregulação.
Devido às dificuldades observadas no desenvolvimento global do prematuro, se faz necessário a orientação específica aos pais e cuidadores. A orientação deve ser iniciada a partir da avaliação do desenvolvimento, investigando as necessidades individuais da criança. Salienta-se que além dessa assistência ambulatorial a atenção domiciliar é uma das modalidades utilizadas na atenção à saúde, que vem a complementar as já existentes. A assistência à criança é, segundo a portaria Nº 963, de 27 de Maio de 2013, formada por um conjunto de ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.
A presente pesquisa versa sobre a elaboração de uma tecnologia educativa que possa orientar pais e cuidadores de crianças que nasceram prematuras sobre a estimulação no domicilio com vista no alcance de marcos no desenvolvimento sensório motor de acordo com a sua idade.
Logo após o nascimento o prematuro possui pouca mielinização e suas conexões polisináptica estão no estágio inicial de formação repercutindo em seu desenvolvimento. As principais repercussões da prematuridade são: dificuldade de interação sócioemocional, comprometimento respiratório, atraso no desenvolvimento (cognitivo, motor e sensorial), retinopatia da prematuridade, atraso na aquisição da linguagem, déficit de atenção, de memória e baixo rendimento escolar. Devido a esta imaturidade cerebral é importante a presença de estímulos multissensoriais (auditivos, táteis, visuais e vestibulares) de forma abrir canais de conexão cerebral facilitando o aprendizado através da neuroplasticidade.
A ideia de realizar o presente estudo surgiu diante da inexistência de uma tecnologia que ofereça esse suporte. Este tipo de tecnologia estimula a promoção à saúde, auxilia o trabalho dos profissionais, além de incentivar a participação efetiva de pais e cuidadores impactando de forma positiva o desenvolvimento da criança.
A cartilha tem como finalidade capacitar os pais a realizarem a estimulação dos seus filhos, além de promover e favorecer a promoção do vínculo. A utilização de materiais educativos impressos como manuais de cuidado em saúde, folhetos e cartilhas promovem resultados expressivos por contribuir com a aderência ao tratamento e o autocuidado de pacientes.
Esse material educativo atende à necessidade de se ter uma tecnologia para melhor orientar os pais e/ou cuidadores de criança prematuras para aspectos relacionados ao desenvolvimento, em especial para habilidades sensoriomotoras, as quais necessitam de continuidade de estímulos e adaptações no ambiente familiar.
Tendo em vista a importância de cuidados direcionados e o papel da família, dos pais e/ou cuidadores surge a necessidade de investigar as demandas da assistência domiciliar dessas crianças. Nesse contexto foi então elaborada uma cartilha como ferramenta para educar e colaborar para uma adequada estimulação no desenvolvimento dos recém-nascidos pré-termos.
Para maiores informações é muito importante buscar a orientação profissional.
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