Muitos pais têm dúvidas sobre quando buscar ajuda psicológica para o filho e acabam inseguros por desinformação.
São muitos motivos que uma criança pode precisar de psicoterapia. A escola costuma ser o primeiro local onde nota-se mudanças no comportamento da criança ou identifica que a mesma tem dificuldade em lidar com determinadas situações solicitando assim encaminhamento ao psicólogo. O médico ao diagnosticar que a criança tem algum transtorno ou síndrome também realiza o encaminhamento, do mesmo modo ele pode perceber que os sintomas sentidos pela criança não tem diagnóstico de doença física ou causa orgânica e pode indicar o acompanhamento psicológico.
Dificuldades no relacionamento com as pessoas, na atenção ou aprendizado são aspectos relevantes para buscar auxílio de um psicólogo, outras queixas comuns que indicam a necessidade de psicoterapia são:
Tais comportamentos em muitos casos comprometem o desempenho escolar e o desenvolvimento da criança.
Cada vez mais os estudos clínicos ressaltam para a importância da intervenção precoce, assim deve-se iniciar o acompanhamento psicológico logo que se manifeste algum sinal de risco psíquico e ao desenvolvimento.
O psicólogo possui papel fundamental na prevenção e promoção de saúde metal infantil evitando que futuras psicopatologias se iniciem.
Procurar ajuda de um psicólogo não é indicador de que os pais fracassaram, mas sim que demonstram amor e compromisso com o desenvolvimento saudável do filho.
Um abraço a todos,
Psicóloga Sulema Evangelista
CRP – 11/04588
Formada pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR
Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional pelo Centro Universitário Christus – Unichristus
Experiência no atendimento em consultório com crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento global
Orientação aos pais
Para maiores informações é muito importante buscar a orientação profissional.
Nosso endereço:
Rua Felino Barroso, nº 627, bairro de Fátima.
Nossos contatos:
(85) 3032-0884 / (85) 98822-1521