Sobre a inquietação das crianças muitos adultos interpretam a necessidade de movimentação constante da criança como um pedido de atenção ou um sinal de desobediência. Se pode ser verdade que uma criança busca chamar a atenção, na maior parte das vezes ela simplesmente tem necessidade… SE MEXER!
Ficar quieta numa fila de espera, em engarrafamento, no restaurante, ou, pior ainda, numa viagem de três horas de carro está acima das capacidades neuronais de uma criança entre 2 e 6 anos.
Uma criança que se mexe muito não precisa necessariamente “se acalmar”, mas sim dirigir sua energia para outra coisa. É INÚTIL e NOCIVO para o cérebro e para o equilíbrio psíquico da criança puni-la porque ela não fica sossegada. Dar-lhe um objetivo, uma ocupação, alimentará as necessidades do seu cérebro de modo mais eficaz.
Um cérebro desocupado encontra logo uma ocupação que talvez não agrade você… Confiar a ele uma missão que esteja à sua altura o ajudará a conectar as zonas frontais e associativas.
Em todo espaço novo ou rico em apelos (supermercados, shopping, feiras…) dar à criança uma tarefa, dentro de sua capacidade, é claro, ajudará a concentrar a atenção.
O seu cérebro vai secretar dopamina, o hormônio da motivação, da ação voluntária, que diminui o estresse e inibe os sistemas de medo e raiva.
Fonte: Já tentei de tudo! (Isabelle Filliozat)
Um abraço a todos!
Psicóloga Sulema Evangelista
CRP 11/04588
Psicoterapia para crianças e adolescentes
Para maiores informações é muito importante buscar a orientação profissional.
Nosso endereço: Felino Barroso, 627, bairro de Fátima.
Nossos contatos:(85) 3032-0884 / (85) 98822-1521