Transtorno do Espectro Autista – Olhar do Psicomotricista - Rafael Neiva Odontologia

Transtorno do Espectro Autista – Olhar do Psicomotricista

Qual a contribuição da terapia psicomotora no Transtorno do Espectro Autista?

A psicomotricidade é a ciência da relação que foca na percepção do corpo por meio do movimento na relação afetiva, estimulando o outra a se perceber como corpo e se relacionar consigo mesmo e com o outro se expressando e sendo compreendido1.

Quando a Terapia Psicomotora é indicada no Transtorno de Espectro Autista?

Dificuldade na percepção de alto imagem2;

Dificuldade em esquema corporal2;

Dificuldade ou ausência de percepção do seu corpo e rua relação no ambiente externo 2;

A dificuldade no esquema corporal2;

Ausência da percepção do seu próprio corpo e do outro2;

Dificuldade se despertar o desejo e interação com meio 2;

Falta de coordenação entre eixo axial e apendicular 2;

Pobre controle postural2;

lentidão das respostas motoras 2;

Marcha “desajeitada” 2;

Alteração no equilíbrio 2;

Tônus muscular alterado2;

Como a Terapia psicomotora atua e quais as estratégias de intervenção no Transtorno do Espectro Autista?

A psicomotricidade atua no TEA com estratégias lúdicas por meio do brincar focando no desenvolvimento da criança. Sua abordagem visa contribuir no desenvolvimento processo educacional, cognitivo, motor, afetivo, crescimento social e pessoal do indivíduo consequentemente qualidade de vida3 .

A atuação de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial4.

Quais os recursos utilizados na terapia psicomotora em crianças com Transtorno do Espectro autista?

Materiais estruturados e materiais não estruturados que permitir a criação com:

Tecidos

Espaguetes

Bambolê / Argolas

Bolas

Pula-pula

Balão

Disco de equilíbrio

Cordas

Fitas

Caixa

Revista

Prancha de equilíbrio

Referências:

  1. CORDEIRO, L. C.; SILVA, D. d. A contribuição da psicomotricidade relacional no desenvolvimento das crianças com transtorno do espectro autista. Sant’Ana em Revista, Ponta Grossa, v. 3, p. 69-82, 2018.
  2. OMAIRI, C. et al. Autismo perspectivas no dia a dia. Curitiba: Thala, 2014.

3.SANTOS, H. U. B.; JOÃO, R. B.; CARVALHO JO. A psicomotricidade relacional como propulsora do desenvolvimento psicoafetivo e da socialização em alunos da educação infantil. R. bras. Ci. e Mov., v. 27, n. 2, p. 83-96, 2019.

  1. Associação Brasileira de Psicomotricidade. Disponível em <https://psicomotricidade.com.br/ >

 

Fta. Lisiany Fátima Belchior Martins de Oliveira – CREFITO: 158664-F

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente-UECE

Fisioterapeuta do Espaço Estímulos

Esp. Psicomotricidade Clínica-UFC

Esp. Fisioterapia em Neonatologia e Fisioterapia-FFB

Esp. Saúde Pública-UECE

Formação no Conceito Neuroevolutivo-BOBATH

Formação em Reequilíbrio Toracoabdominal Básico e Avançado em Pediatria

Formação em Pilates Clínico

Formação em Pilates adaptado em Neuroreabilitação

Formação em BABY BOBATH

Formação de Pilates adaptado para pacientes Neurológico

Formação Avançada em visão funcional na criança e no adulto- AACD

Formação básica e avançada em terapia de contenção induzida de membros superiores no adulto e na criança- AACD

Habilitada a aplicar o protocolo DENVER, II Nº DIIFORT 312 (2019)

Ana Célia Cristino Belchior Martins 

Psicopedagoga

Especialista em Psicopedagogia

Especialização em Psicomotricidade (Em andamento)

 

Para maiores informações é muito importante buscar a orientação profissional.

Nosso endereço: Rua Felino Barroso, 627, Bairro de Fátima.

Nossos contatos: (85) 3032-0884 / (85) 988221521

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