Desde bem pequenos, os bebês surpreendem os adultos emitindo sons, gritinhos e risadas; com o passar dos meses esses sons vão ganhando novas formas até surgirem por volta de 1 ano, as primeiras palavras. A evolução dos movimentos articulatórios é um fato, bem como o aumento do vocabulário. Em torno dos 2 anos de idade a criança já começa a juntar palavras montando pequenas frases.
Explicado dessa forma, falar parece um processo fácil e comum a todos, mas efetivamente é uma interação complexa entre o cérebro e as estruturas responsáveis por essa função; diante disso podemos definir a fala como um ato motor que envolve lábios, língua, bochechas, mandíbula, músculos e o cérebro . Crianças com Apraxia de Fala na Infância (AFI) demonstram uma grande dificuldade para programar e executar os movimentos articutórios e coarticulatórios fundamentais para a eclosão da fala.
Existem gradações diferentes de Apraxia, podendo se apresentar na forma leve, moderada ou severa. Pode ainda ser diagnosticada de forma isolada (Apraxia Pura), ou vir associada a outros quadros como Autismo e Síndrome de Down.
O diagnóstico deverá ser feito por um fonoaudiólogo, sendo de fundamental importância que inicie a intervenção o quanto antes; para que as dificuldades sejam trabalhadas precocemente atenuando os danos desse distúrbio motor da fala. Por se tratar de uma dificuldade em produzir e sequencializar os sons da fala, o objetivo do fonoaudiólogo é promover esse aprendizado através de pistas visuais, auditivas e táteis/cinestésicas.
Várias são as abordagens que trabalham a Apraxia; sendo importante salientar que cada criança pode se beneficiar de um método, não havendo, portanto, uma única técnica facilitadora para o êxito da terapia. O tratamento correto repercute em melhor qualidade de vida à criança, aprendizado intelectual, emocional e na comunicação social.
Caso precise de maiores esclarecimentos, entre em contato com um fonoaudiólogo que trabalhe com Desenvolvimento Infantil, Linguagem e Apraxia.
Fono com amor !
Suyanne Oliveira Andrade de Araújo
Fonoaudióloga-CRFa 6351
Fonoaudióloga do Espaço Estímulos
Fonoaudióloga da Estimulação Precoce do NAMI
Especialização em Motricidade Orofacial
Especialização em Autismo
Especialização em Linguagem (em andamento)
Formação no Conceito Neuroevolutivo BOBATH
Aplicadora do método PECS
Capacitação em Apraxia
Capacitação em Alterações Sensoriais Orais e Alimentação
Aplicadora do Método PLUSHAND
Aplicadora do Teste Screening de Desenvolvimento Denver II (DIIFOR 324)
Para maiores informações é muito importante buscar a orientação profissional.
Nosso endereço: Rua Felino Barroso, 627, Bairro de Fátima.
Nossos contatos: (85) 3032-0884 / (85) 988221521