A psicologia na abordagem da terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem como objetivo a produção de mudanças nos pensamentos, nas crenças, evocando uma transformação emocional e comportamental duradoura.
A TCC é indicada em várias áreas de transtornos emocionais e psiquiátricos, como:
* Transtornos de ansiedade;
* Transtorno obsessivo-cumpulsivo (TOC);
* Transtornos alimentares;
* Fobias;
* Depressão;
* Transtornos do Neurodesenvolvimento;
* Problemas de comportamento na infância e adolescência.
Você pode identificar que seu filho precisa dessa terapia quando as respostas comportamentais, emocionais de uma criança ou adolescente causam sofrimento e prejudicam de forma significativa seu funcionamento pessoal, social ou acadêmico.
Bitar, Sâmia de Freitas. Terapia cognitivo comportamental para o desenvolvimento de habilidades socias na infância. São Paulo, 2018. Disponível em <https://cetcc.com.br/wp-content/uploads/2019/05/S%C3%A2mia-de-Freitas-Bitar.pdf >
Heldt, Elizeth et al. Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência In: Konkiewitz, Elisabete Castelon (Org) Aprendizagem, comportamento e emoções na Infância e adolescência: uma visão transdisciplinar. Dourados: Ed. UFGD, 2013.
Petersen, Circe Salcides et Al. Terapias cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes – Porto Alegre: Artmed, 2011.