Psicomotricidade - Espaço Estimulos

Psicomotricidade

A psicomotricidade é uma ciência que trabalha a relação do indivíduo consigo mesmo, com o outro e na sua relação com meio externo. São trabalhados aspectos emocionais e cognitivos através do movimento do corpo e respeitando as etapas de vida do ser humano, de forma global e individual. Essa intervenção proporciona o desenvolvimento de conexões cerebrais para intervir no desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional.

Durante as sessões o corpo é usado como um instrumento através do movimento, promovendo interação e estímulo com os meios externo e interno, trabalhando com os objetos que o cercam e consigo mesmo, promovendo, no sistema nervoso central, ganhos cognitivos, afetivos e orgânicos.

Os elementos psicomotores são: esquema corporal, imagem corporal, tonicidade, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal, motricidade fina (práxis fina) e coordenação motora ampla (práxis global). Estes estão diretamente relacionados com a maturação do sistema nervoso central, sendo observados na avaliação.

A terapia Psicomotora consiste em um recurso que relaciona a mediação corporal expressiva e lúdica, que pretende harmonizar ao máximo o potencial motor, cognitivo e afetivo, ou seja, o desenvolvimento global da personalidade, trabalhando as possibilidades de movimento do corpo, de expressão e de relação. Desta forma, a terapia psicomotora proporciona à criança experiências corporais que permitem a capacidade de desempenho motor e psicológico.

As sessões psicomotoras podem ocorrer de forma individual ou em grupo, desde que sejam analisadas as necessidades de adaptações sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.

No Espaço Estímulos o atendimento é voltado para bebês, crianças e adolescentes.

Os transtornos psicomotores podem ser observados no primeiro ano de vida. Com o passar do tempo outras características de alterações motoras podem agregar perturbações motoras, sendo notadas com mais precisão na fase inicial da escolaridade. O diagnóstico precoce se faz necessário para nortear a ação terapêutica, fato que favorece um resultado mais satisfatório na terapia psicomotora.

Os principais motivos para encaminhamento para a psicomotricidade são dificuldades e transtornos psicomotores:

– Dificuldade de escrita (disgrafia);

– Dificuldade na fala (dislalia);

– Dificuldade no esquema e imagem corporal;

– Dispraxias;

– Alterações de tônus muscular;

– Dificuldade no equilíbrio;

– Dificuldade na socialização (distúrbio e/ou transtornos psicomotores);

– Tiques psicomotores;

– Inibição psicomotora.

Para maiores informações procure um especialista.

 

Referências:

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

FONSECA, Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LEVIN, Esteban. A clínica Psicomotora o corpo na linguagem. Petrópolis. Vozes, 1999.

Disponível em:< https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade >

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