A psicomotricidade é uma ciência que trabalha a relação do indivíduo consigo mesmo, com o outro e na sua relação com meio externo. São trabalhados aspectos emocionais e cognitivos através do movimento do corpo e respeitando as etapas de vida do ser humano, de forma global e individual. Essa intervenção proporciona o desenvolvimento de conexões cerebrais para intervir no desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional.
Durante as sessões o corpo é usado como um instrumento através do movimento, promovendo interação e estímulo com os meios externo e interno, trabalhando com os objetos que o cercam e consigo mesmo, promovendo, no sistema nervoso central, ganhos cognitivos, afetivos e orgânicos.
Os elementos psicomotores são: esquema corporal, imagem corporal, tonicidade, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal, motricidade fina (práxis fina) e coordenação motora ampla (práxis global). Estes estão diretamente relacionados com a maturação do sistema nervoso central, sendo observados na avaliação.
A terapia Psicomotora consiste em um recurso que relaciona a mediação corporal expressiva e lúdica, que pretende harmonizar ao máximo o potencial motor, cognitivo e afetivo, ou seja, o desenvolvimento global da personalidade, trabalhando as possibilidades de movimento do corpo, de expressão e de relação. Desta forma, a terapia psicomotora proporciona à criança experiências corporais que permitem a capacidade de desempenho motor e psicológico.
As sessões psicomotoras podem ocorrer de forma individual ou em grupo, desde que sejam analisadas as necessidades de adaptações sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.
No Espaço Estímulos o atendimento é voltado para bebês, crianças e adolescentes.
Os transtornos psicomotores podem ser observados no primeiro ano de vida. Com o passar do tempo outras características de alterações motoras podem agregar perturbações motoras, sendo notadas com mais precisão na fase inicial da escolaridade. O diagnóstico precoce se faz necessário para nortear a ação terapêutica, fato que favorece um resultado mais satisfatório na terapia psicomotora.
Os principais motivos para encaminhamento para a psicomotricidade são dificuldades e transtornos psicomotores:
– Dificuldade de escrita (disgrafia);
– Dificuldade na fala (dislalia);
– Dificuldade no esquema e imagem corporal;
– Dispraxias;
– Alterações de tônus muscular;
– Dificuldade no equilíbrio;
– Dificuldade na socialização (distúrbio e/ou transtornos psicomotores);
– Tiques psicomotores;
– Inibição psicomotora.
Para maiores informações procure um especialista.
Referências:
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FONSECA, Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LEVIN, Esteban. A clínica Psicomotora o corpo na linguagem. Petrópolis. Vozes, 1999.
Disponível em:< https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade >