Autismo: O que é necessário para o diagnóstico? - Rafael Neiva Odontologia

Autismo: O que é necessário para o diagnóstico?

O diagnóstico de autismo infantil é clínico, ou seja, não é feito através de exames laboratoriais ou de imagem. É costumeiramente realizado por um médico treinado na área, normalmente com especialização em neurologia infantil ou em psiquiatria da infância e adolescência.

O diagnóstico é baseado nos sintomas nucleares que afetam a condição: dificuldades na comunicação, prejuízos na socialização e padrões restritos e repetitivos do comportamento.

O autismo pode ser diagnosticado por volta de 2 anos de idade, mas em muitas crianças só é evidenciado após essa idade.

Nem sempre é um diagnóstico fácil de ser elucidado e, por vezes, testes comportamentais padronizados podem ser necessários, como o Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS) ou da Autism Diagnostis Interview-Revised (ADI-R).

Por serem testes que envolvem questionários longos, nem sempre são acessíveis, devido ao custo alto de sua aplicação, já que envolvem tempo e disposição de profissionais certificados.
Além disso, existem outras barreiras quanto à aplicação desses testes, como o fato deles terem sido baseados em dados de autistas do sexo masculino.

Várias pesquisas científicas vêm sendo realizadas com o propósito de aprimorar os questionários e, assim, definir melhor quais os principais fatores para diagnosticar o autismo.

Outras pesquisas estão focadas em descobrir o mais precocemente possível como identificar bebês do espectro do autismo, quais biomarcadores sanguíneos podem antecipar o diagnóstico e quais fatores genéticos e cerebrais podem estar envolvidos no desenvolvimento do cérebro autista.

Ferramentas diagnósticas mais complexas ainda enfrentam barreiras, pelo custo e dificuldade de acesso. Uma próxima fase dos instrumentos de pesquisa do comportamento pode definir subtipos de autismo, de forma que os tratamentos possam ser mais voltados para as necessidades individuais de cada subgrupo.

Fonte: http://drjoseleandro.com.br/blog/

Um Abraço a todos,

Dr. José Leandro- Neuropediatra – CRM 11430 – RQE 8223

Neurologista infantil do Espaço Estímulos

Especialista em Neurologia Infantil

Especialista em Pediatria

Médico pela Universidade Federal do Ceará

Residência médica em Pediatria pelo Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara

Residência médica em Neurologia Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Farmacologia pela UFC

Possui experiência no atendimento das mais variadas doenças em neurologia infantil, com ênfase em epilepsia e autismo infantil.

10 anos de experiência no atendimento a pessoas com transtorno do espectro do autismo

Membro do GENIT/UECE – Grupo de estudos em neuroinflamação no TEA.

Para maiores informações é muito importante buscar a orientação profissional.⠀⠀⠀⠀

Nosso endereço:

Rua Felino Barroso, nº 627, bairro de Fátima.

📱Nossos contatos:

(85) 3032-0884 / (85) 98822-1521

👦👧 Experiência no atendimento de crianças com desenvolvimento infanto-juvenil

Newsletter - Espaço Estimulos

Receba nossas Novidades

* Não enviaremos Spam