Terapia de Contensão - Espaço Estimulos

Terapia de Contensão

Vamos explicar um pouco sobre esse tratamento que demonstra bons resultados na utilização do membro superior lesionado, onde foi desenvolvido por Edward Taub, na universidade do Alabama – EUA.

O que é a Terapia de Contensão Induzida (TCI)?

É um tratamento com abordagem comportamental da neuroreabilitação derivada de estudos da neurociência básica¹’³. Ou seja, é o treino intensivo do membro superior menos utilizado em tarefas orientadas com repetição, reforçar a importância da atividade transferindo para a vida real e a contenção do membro superior mais utilizado³.

O protocolo da TCI Pediátrico é um tratamento intensivo utilizado em crianças de 2 anos a 16 anos, com restrição do membro não afetado por 24hrs, praticando atividades com tempo de 3hrs na terapia por 21 dias, onde existe uma melhora substancial do membro lesionado³’².

Quando é indicado a TCI?

A indicação da TCI são para criança com :
Paralisia Cerebral²
Paralisia Braquial Obstétrica
Hemiplégica
AVC.

Quais os benefícios da Terapia de Contensão Induzida?

Os ganhos são:
Reconhecimento do braço lesionado
Atividades funcionais o membro lesionado auxilia na execução
Ganho e manutenção de amplitude de movimento.
Previne as deformidades

De acordo com os estudos, o cérebro dessas crianças negligenciam o uso do membro superior lesionado. Por isso, a importância da intervenção precoce com a TCI que promove a reorganização cortical do mesmo lado e mudanças funcionais significativas¹.

Quanto mais nova a criança receber a intervenção em TCI, mais efetivos serão os resultados e os estudos evidenciaram que pacientes com baixa funcionalidade podem se beneficiar de terapia combinada TCI mais Tecnologia Assistiva mais Terapia Neuroevolutiva (Bobath)².

Para maiores informações procure um especialista.

O melhor temos esse serviço pertinho de você, aqui no Espaço Estímulo!

Referências:
1. Riberto M, et al. A terapia de restrição como forma de aprimoramento da função de membro superior em pacientes com hemiplegia. Acta Fisiatr 2005; 12(1): 15-19.

2. MARTINS, J et al. O uso da terapia por contensão induzida em indivíduos com paralisia cerebral: uma revisão de literatura. http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v16i3.6302 2015.
3. Taub, E; Uswatte, G, Elbert, T. New treatment in rehabilitation founded on basic research. Nature Reviews Neurscience, v.3, march 2002. 228-236

Serviços

Newsletter - Espaço Estimulos

Receba nossas Novidades

* Não enviaremos Spam